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Lançamento do modelo 2019 leva entretenimento aos usuários da motocicleta que garante mobilidade por um preço acessível
A Pop 110i, da Honda Motos, cumpre um papel social transformador na vida de milhares de brasileiros, especialmente do Norte e Nordeste do País, o maior mercado do produto. Resistente, versátil, prática e
econômica, a motocicleta é o único meio de transporte de muitas famílias, e elas não escondem o seu orgulho pela marca, que cresce aceleradamente também no Sudeste. Para homenageá-las, a F.biz criou um cordel, gênero literário típico da região que virou patrimônio cultural do Brasil em setembro de 2018. A história escrita pelos artistas pernambucanos Pedro Melo e Lucas Uellendahl lança a Pop 2019 e o primeiro capítulo já pode ser visualizado no Instagram Stories.
Essa é a primeira vez que a plataforma exibe um cordel em formato de websérie. A ideia inova a maneira como as histórias contadas e ilustradas pela arte da xilografia são exibidas na mídia digital, especialmente no ambiente mobile. A expectativa é de levar entretenimento como forma de agradecer a fidelidade dos usuários. E ainda engajar os oito mil vendedores distribuídos pelas 1,2 mil concessionárias da Honda Motos nacionalmente, transformando-os em multiplicadores da campanha por meio de aplicativos de mensagens já incorporados na rotina dos brasileiros.
"A Pop é uma moto genuinamente brasileira, desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado. Ela nasceu com o objetivo de levar mobilidade e praticidade para o dia a dia das pessoas a um custo acessível. Há 10 anos no mercado, o modelo encurtou as distâncias, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País. E para lançarmos a versão 2019, que recebeu novo sistema de freios e detalhes no design, utilizamos a literatura de cordel como inspiração. A campanha está tão poética quanto a transformação que a Pop proporciona na vida das pessoas, e estamos muito orgulhosos do resultado", diz Odair Dedicação Junior, gerente de Marketing da Honda Motos. Para Fabio Astolpho, diretor-executivo de Criação da F.biz, "o cordel, que é uma expressão cultural verdadeiramente brasileira, nos inspirou a falar de um produto que também é 100% brasileiro. E a campanha ressalta isso, mas de uma maneira inovadora". Já o poeta Lucas Uellendahl, da Kalangus, destaca: "esta é a primeira vez que escrevo uma história tão extensa e tendo ainda o desafio de adaptá-la para um briefing de marca". A ilustração tem a assinatura de Pedro Melo, da Bäcker Design & Motion.
A novela “Conquistando a Popzinha” insere a Pop no contexto central da história de Silvério, Breno Mariano e Joana Beatriz. Serão 8 episódios revelados semanalmente. Ao longo da trama, são mostrados todos os atributos que fazem da Pop 2019 um dos meios de transporte mais utilizados no Norte e Nordeste do Brasil – da praia ao sertão. Os freios CBS, o banco vermelho e a nova textura são as principais novidades.
Ao prestigiar uma das manifestações artísticas mais genuínas do Brasil, a campanha valoriza o trabalho de artistas locais, respeitando a cultura e a tradição do Norte e Nordeste do País. Da releitura da Pop, veio a releitura do cordel no ambiente digital, em um formato inédito para o Instagram Stories: ainda mais divertido, alegre, moderno e engajador. A cada semana, um novo capítulo da websérie irá ao ar. Com o conceito "Se é Pop, é top", a campanha será comunicada em todo o País por meio de mídia digital e mobiliário urbano, além de outdoor e ações de merchandising em emissoras locais.
Moto social
Assim como o cordel, a fama da Pop se populariza pelo País afora por meio da migração. As vendas se concentram no Nordeste (70%) e Norte (22,5%). Mas é o Sudeste que apresenta hoje os maiores índices de crescimento. Entre janeiro e agosto de 2018, os emplacamentos aumentaram 70% na Grande São Paulo e 27% em Belo Horizonte.
Conhecida pela sua economia e baixa manutenção – para não dizer zero –, a Pop consegue percorrer mais de 50 km com um litro de gasolina. É fácil de pilotar e tem preço acessível (R$ 5.790). Possui sistema de injeção eletrônica, motor de 110 cm³ de capacidade e potência de 7,9 cv. Mais de um milhão de unidades já foram produzidas no Polo Industrial de Manaus nos últimos 13 anos, expandindo o acesso à mobilidade e consolidando cada vez mais a fama da Pop como um meio importante para a transformação da vida das pessoas, que vai além da locomoção.
Patrimônio cultural
O cordel foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil no dia 19 de setembro de 2018, com o objetivo de preservar um gênero literário que vem se fortalecendo cada vez mais como um instrumento de educação. A sua origem remonta à colonização portuguesa, época em que os autores dos cordéis cantavam os seus versos na tentativa de atrair compradores. Mas foi no século XIX que os poemas ilustrados pela xilografia ganharam o Nordeste, chegando depois a São Paulo por meio da migração.
Ficha técnica
Título: Se é Pop é top
Anunciante: Honda Motos
Produto: Pop 110i
Agência: F.biz
CCO: Guilherme Jahara
Diretor Executivo de Criação: Fabio Astolpho
Diretor de Conteúdo: Fernanda Fontes
Diretor de Arte: Tiago Bastos
Redator: Douglas Spernega
Conteúdo: Daniele Rodrigues e Pierre Francisco
RTVC/Artbuyer: Iara Demartini, Alessandra Salles e Fernanda Ragazzi
Motion: Alexandre Arantes, Wesley Silva e DAZVDO
Produção gráfica: Elton Santos e Jorge Gaglioni
Arte-final e Sistema: Marcio Lima e Ricardo Martinelli
CSO: Renata d'Ávila
Planejamento: Talita Zampieri, Marília Lacerda e Renata Cardetas
Mídia: Amanda Gasperini, Eduardo Couto e Damares Pereira
BI/Analytics: Amanda Gasperini e Guilherme Paiola
CBO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Marchi e Thati Bissoli
Produtora: Bäcker Design & Motion
Estúdio de ilustração da websérie: Studiorama
Produtora/Som: Kalangus Produções (Lucas Uellendahl)
Atendimento Produtora de Som: Lucas Uellendahl
Produção/Som: Lucas Uellendahl / Marcelo Rea / Allan Lima
Cliente: Odair Dedicação Junior, Erica Mayumi Tabata e Lívia Cunha