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Mais de 450 mil crianças do semiárido brasileiro não têm banheiros em suas escolas, mas nada se falava sobre isso. Fizemos o saneamento virar assunto para milhões de pessoas.
No semiárido brasileiro, mais de 450 mil crianças sofrem com a falta de saneamento básico em suas escolas. A ausência de banheiros e o acesso restrito à água resultam em níveis de evasão escolar cada vez mais alarmantes e na proliferação de inúmeras doenças, o que prejudica o aprendizado e o desenvolvimento dessas crianças.
Precisávamos conscientizar a população sobre o problema e ajudar a mudar essa realidade inaceitável. Nossa estratégia foi utilizar os canais de comunicação da marca para convocar consumidores e não-consumidores a fazerem parte da maior ação social que o Brasil já viu.
Com o apoio dos embaixadores do Unicef no Brasil, iniciamos a luta pelo saneamento.
Tudo começou no brandchannel da ação, onde as pessoas puderam conhecer o projeto, assistir a vídeos com as histórias reais das crianças e acessar um mapa com dados em tempo real das cidades, escolas e quantidade de alunos afetados pelo problema. Além disso, posts diários na fanpage da marca ajudavam a sensibilizar a população e a disseminar cada vez mais a nossa causa.
A participação do público na nossa luta foi imediato. Poucas horas após o lançamento da campanha, os vídeos já acumulavam mais de 2, 5 milhões de views. Os posts na fan page da marca registraram recordes de engajamento e compartilhamento. O retorno em mídia espontânea ultrapassou R$ 1 milhão. Tudo isso, em uma ação de baixo custo e sem investimento em mídia, mas que ajudou e ainda está está ajudando a transformar a vida de milhares de crianças em uma das regiões mais sofridas do Brasil.