#TáNaHoraDeParar
O desafio
O Brasil é o quinto país mais perigoso do mundo para as mulheres. Mesmo diante de um quadro tão assustador, pouco se falava sobre os tipos de violência e a frequência com que as mulheres são agredidas diariamente no País. Era preciso colocar a violência contra a mulher urgentemente no dia a dia das pessoas de um jeito eficiente e criativo.
O insight
Em 8 de março de 2017, Dia Internacional da Mulher, o instituto de pesquisa Datafolha publicou um estudo completo sobre a violência contra a mulher no Brasil. Os dados eram alarmantes. Mas o silêncio que se seguiu à divulgação da pesquisa foi ainda mais assustador: apenas dois portais noticiaram o estudo.
A ideia
Transformamos os números da pesquisa do Datafolha em uma plataforma digital com doze relógios que, à meia-noite do dia 7 de agosto de 2017, data em que a Lei Maria da Penha completou 11 anos, passaram a contabilizar em tempo real o número de mulheres agredidas no Brasil. Assim que o sol nasceu, os números mostrados pelos relógios já apareciam nos principais canais de TV do País, transformando o tema no assunto mais comentado do dia.
Os resultados
Com uma campanha de apenas 24 horas de duração e zero investimento em mídia, nós conseguimos:
Mais de 180 milhões de impressões;
Mais de 100 mil views por minuto;
Mais de $ 10 milhões em mídia espontânea.
Além disso, abrimos a plataforma para que qualquer país do mundo pudesse inserir os dados locais de violência contra a mulher, transformando os Relógios da Violência em um agente global de conscientização e mudança.