Sala de Imprensa - Releases

F.biz cria cordel para Stories de Honda Motos

Lançamento do modelo 2019 leva entretenimento aos usuários da motocicleta que garante mobilidade por um preço acessível

 

A Pop 110i, da Honda Motos, cumpre um papel social transformador na vida de milhares de brasileiros, especialmente do Norte e Nordeste do País, o maior mercado do produto. Resistente, versátil, prática e
econômica, a motocicleta é o único meio de transporte de muitas famílias, e elas não escondem o seu orgulho pela marca, que cresce aceleradamente também no Sudeste. Para homenageá-las, a F.biz criou um cordel, gênero literário típico da região que virou patrimônio cultural do Brasil em setembro de 2018. A história escrita pelos artistas pernambucanos Pedro Melo e Lucas Uellendahl lança a Pop 2019 e o primeiro capítulo já pode ser visualizado no Instagram Stories.

Essa é a primeira vez que a plataforma exibe um cordel em formato de websérie. A ideia inova a maneira como as histórias contadas e ilustradas pela arte da xilografia são exibidas na mídia digital, especialmente no ambiente mobile. A expectativa é de levar entretenimento como forma de agradecer a fidelidade dos usuários. E ainda engajar os oito mil vendedores distribuídos pelas 1,2 mil concessionárias da Honda Motos nacionalmente, transformando-os em multiplicadores da campanha por meio de aplicativos de mensagens já incorporados na rotina dos brasileiros.

"A Pop é uma moto genuinamente brasileira, desenvolvida exclusivamente para o nosso mercado. Ela nasceu com o objetivo de levar mobilidade e praticidade para o dia a dia das pessoas a um custo acessível. Há 10 anos no mercado, o modelo encurtou as distâncias, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do País. E para lançarmos a versão 2019, que recebeu novo sistema de freios e detalhes no design, utilizamos a literatura de cordel como inspiração. A campanha está tão poética quanto a transformação que a Pop proporciona na vida das pessoas, e estamos muito orgulhosos do resultado", diz Odair Dedicação Junior, gerente de Marketing da Honda Motos. Para Fabio Astolpho, diretor-executivo de Criação da F.biz, "o cordel, que é uma expressão cultural verdadeiramente brasileira, nos inspirou a falar de um produto que também é 100% brasileiro. E a campanha ressalta isso, mas de uma maneira inovadora". Já o poeta Lucas Uellendahl, da Kalangus, destaca: "esta é a primeira vez que escrevo uma história tão extensa e tendo ainda o desafio de adaptá-la para um briefing de marca". A ilustração tem a assinatura de Pedro Melo, da Bäcker Design & Motion.

A novela “Conquistando a Popzinha” insere a Pop no contexto central da história de Silvério, Breno Mariano e Joana Beatriz. Serão 8 episódios revelados semanalmente. Ao longo da trama, são mostrados todos os atributos que fazem da Pop 2019 um dos meios de transporte mais utilizados no Norte e Nordeste do Brasil – da praia ao sertão. Os freios CBS, o banco vermelho e a nova textura são as principais novidades.

Ao prestigiar uma das manifestações artísticas mais genuínas do Brasil, a campanha valoriza o trabalho de artistas locais, respeitando a cultura e a tradição do Norte e Nordeste do País. Da releitura da Pop, veio a releitura do cordel no ambiente digital, em um formato inédito para o Instagram Stories: ainda mais divertido, alegre, moderno e engajador. A cada semana, um novo capítulo da websérie irá ao ar. Com o conceito "Se é Pop, é top", a campanha será comunicada em todo o País por meio de mídia digital e mobiliário urbano, além de outdoor e ações de merchandising em emissoras locais.

Moto social
Assim como o cordel, a fama da Pop se populariza pelo País afora por meio da migração. As vendas se concentram no Nordeste (70%) e Norte (22,5%). Mas é o Sudeste que apresenta hoje os maiores índices de crescimento. Entre janeiro e agosto de 2018, os emplacamentos aumentaram 70% na Grande São Paulo e 27% em Belo Horizonte.

Conhecida pela sua economia e baixa manutenção – para não dizer zero –, a Pop consegue percorrer mais de 50 km com um litro de gasolina. É fácil de pilotar e tem preço acessível (R$ 5.790). Possui sistema de injeção eletrônica, motor de 110 cm³ de capacidade e potência de 7,9 cv. Mais de um milhão de unidades já foram produzidas no Polo Industrial de Manaus nos últimos 13 anos, expandindo o acesso à mobilidade e consolidando cada vez mais a fama da Pop como um meio importante para a transformação da vida das pessoas, que vai além da locomoção.

Patrimônio cultural
O cordel foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil no dia 19 de setembro de 2018, com o objetivo de preservar um gênero literário que vem se fortalecendo cada vez mais como um instrumento de educação. A sua origem remonta à colonização portuguesa, época em que os autores dos cordéis cantavam os seus versos na tentativa de atrair compradores. Mas foi no século XIX que os poemas ilustrados pela xilografia ganharam o Nordeste, chegando depois a São Paulo por meio da migração.

Ficha técnica

Título: Se é Pop é top
Anunciante: Honda Motos
Produto: Pop 110i
Agência: F.biz
CCO: Guilherme Jahara
Diretor Executivo de Criação: Fabio Astolpho
Diretor de Conteúdo: Fernanda Fontes
Diretor de Arte: Tiago Bastos
Redator: Douglas Spernega
Conteúdo: Daniele Rodrigues e Pierre Francisco
RTVC/Artbuyer: Iara Demartini, Alessandra Salles e Fernanda Ragazzi
Motion: Alexandre Arantes, Wesley Silva e DAZVDO
Produção gráfica: Elton Santos e Jorge Gaglioni
Arte-final e Sistema: Marcio Lima e Ricardo Martinelli
CSO: Renata d'Ávila
Planejamento: Talita Zampieri, Marília Lacerda e Renata Cardetas
Mídia: Amanda Gasperini, Eduardo Couto e Damares Pereira
BI/Analytics: Amanda Gasperini e Guilherme Paiola
CBO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Daniela Lancellotti, Mariana Marchi e Thati Bissoli
Produtora: Bäcker Design & Motion
Estúdio de ilustração da websérie: Studiorama
Produtora/Som: Kalangus Produções (Lucas Uellendahl)
Atendimento Produtora de Som: Lucas Uellendahl
Produção/Som: Lucas Uellendahl / Marcelo Rea / Allan Lima
Cliente: Odair Dedicação Junior, Erica Mayumi Tabata e Lívia Cunha

Imagens para download:

Imagem

Cartaz de Cordel Honda Pop

Cartaz de Cordel Honda Pop

Imagem

Cartaz de Cordel Honda Pop

Cartaz de Cordel Honda Pop

Imagem

Cartaz de Cordel Honda Pop

Cartaz de Cordel Honda Pop

Leia Também