Com Jahara, agência do grupo WPP reforça a visão de ser a mais bem preparada para o novo mercado de comunicação.

Guilherme Jahara assume, a partir de janeiro de 2014, o posto de CCO (Chief Creative Officer) da F.biz, agência do Grupo WPP. A sua vinda representa não só mais um movimento de ênfase na área criativa – que começou com os atuais diretores executivos de criação, Alexandre Ravagnani (ex-Ogilvy) e Bruno Costa (ex-Africa) – mas também parte da estratégia da F.biz que se iniciou há três anos e tem como visão ser a agência mais bem preparada para a nova realidade do mercado de comunicação. Assim, a F.biz une o seu DNA digital e a sua já consolidada expertise em planejamento estratégico de marcas com a veia de um dos criativos mais efervescentes no mercado atualmente: Jahara, até então Diretor de Criação Executivo da Leo Burnett Tailor Made, despontou na lista dos 10 Diretores de Arte mais importantes do mundo em 2013, segundo o Ad Age.

Nos últimos 2 anos na Leo Burnett, Jahara ajudou a conquistar contas que fizeram a agência crescer, como Carrefour, e também colaborou para aumentar a participação em clientes como a Samsung e a Brasil Kirin, algumas das principais marcas na carteira da Leo. Nesse período, recebeu diversos prêmios importantes, ajudou a deixar a agência entre as 10 mais premiadas do mundo e a fazer da Leo Burnett a mais premiada no grupo Leo.

As sondagens começaram há cerca de 3 meses, mas foi no último mês que a conversa se intensificou. A consolidação do movimento ocorreu há 3 semanas em Londres, com a participação do CEO da WPP Digital, Mark Read, e do World Creative Director da WPP, John O'Keeffe. "Foi um processo muito rápido e intenso, mas nem por isso pouco cuidadoso. É uma decisão importante para o Jahara e um passo grande para nós. Passamos muito tempo juntos até todo mundo estar certo do que faríamos. Ele é o cara ideal pra gente e tenho certeza de que a F.biz será a casa certa para ele. Queremos construir uma agência diferente, que junta a história da F.biz com a do Jahara para chegar a algo que ainda não sabemos bem o que é", conta Pedro Reiss, co-CEO da F.biz.

"A F.biz tem uma história relativamente recente, mas de muita solidez e crescimento concreto no segmento que é comumente chamado de Digital. Porém, essa é uma qualificação que já não faz mais sentido. Vamos fazer uma agência realmente integrada, com um pensamento moderno, inovador e sempre focado no mais precioso bem que temos em nossa profissão: a ideia. E falo daquelas que fazem a diferença", afirma Jahara. "O desafio é muito interessante. É algo novo. Vemos as agências ditas offline querendo crescer no mundo digital. E agora também é possível perceber o movimento contrário. Todos buscam um novo modelo. Não existe mais a barreira do on e do off. Isso só serve como jargão. É passado. O que me chamou atenção na F.biz é essa abertura para experimentar um modelo novo, que atenda mais as expectativas dos clientes e as novas demandas dos consumidores. Quero aprender muito e trazer toda a minha experiência em grandes agências do Brasil para ajudar a F.biz nessa nova caminhada. Agora é um novo momento para a agência. E é um novo momento para mim também", complementa.

Com 20 anos de experiência, o profissional começou como Diretor de Arte na Artplan e  passou pela extinta Salles/D'Arcy, ambas no Rio de Janeiro. Em 2000, foi para São Paulo trabalhar na F/Nazca S&S e, depois, na AlmapBBDO. Mais tarde, tornou-se Diretor de Criação na Publicis Brasil (onde também ocupou o cargo de VP de Criação). Como DC na DM9DDB, ajudou a conquistar o Agency of The Year em Cannes 2009. E há dois anos, tornou-se o DCE da Leo Burnett Tailor Made. No currículo, Jahara traz prêmios nos mais diversos festivais nacionais e internacionais, como 21 Leões em Cannes, Lápis de Ouro no One Show e Lápis no D&AD, Ouro no London, Clio, Andy, diversos GPs no Wave, El Ojo, Fiap, NY Festivals e Estrelas no CCSP, GPs na ABP, Prêmio Abril, entre outros. É dele a direção de arte do último Anuário do CCSP, prestigiada edição do mercado, que a cada ano escolhe um diretor de arte para criar o livro que traz as peças premiadas no Festival do Clube.

"Esses dois anos na Leo foram demais. Intensos. Felizes. E de muita realização. Foi incrível ajudar a construir uma nova equipe com o Marcelo Reis e realizar trabalhos memoráveis como o 'Vem pra Rua' da Fiat, o ‘1,2,3' do Strada, o 'Bentley do Chiquinho Scarpa' para a ABTO, o 'Meu sangue é rubro-negro' para o EC Vitória e Hemoba, dar cara nova e premiada para a mídia impressa de Fiat, além de tantas campanhas de sucesso para Nova Schin, Fiat e Samsung, só para citar alguns clientes. Eu não tinha planos para sair, na verdade. Adorei trabalhar na Leo com uma equipe maravilhosa que ajudei a construir, os amigos de outros departamentos, um amigo como o Reis e um presidente do porte e da capacidade do Giovanni. Uma agência que sei que ajudei a forjar nesse seu recomeço. Mas as oportunidades batem à porta quando menos esperamos. E uma oportunidade como essa – em uma agência que quer trazer uma nova expertise para ficar mais completa e que se reinventa a todo o tempo – não se pode deixar para trás. É, acima de tudo, um grande desafio. O chavão do e-mail de despedida ‘parto para novos desafios’ para mim nunca foi tão verdadeiro e tão pouco chavão. E sabemos que podemos realizar algo memorável. Para a agência e principalmente para os seus atuais e futuros clientes. Como disse Peter Drucker, ‘A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo’, e eu e a F.biz estamos criando o nosso. Agora é respirar fundo, focar e fazer", finaliza Jahara.