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Ação mostra que os assediadores "perdem por W.O." ao serem denunciados
As denúncias de abusos contra as mulheres aumentam em todo o mundo. Movimentos e novos canais encorajam as vítimas a romperem o silêncio, agora transformado em notícia na mídia mundial. Condenados e afastados de suas atividades, nomes famosos começaram a ficar "fora do jogo" amargando uma "derrota por W.O.". A sigla, que na gíria do esporte determina a vitória pela impossibilidade de os adversários competirem, ganha novo significado na campanha criada pela F.biz para o Instituto Maria da Penha (IMP). Com o conceito "a cada denúncia, uma vitória", a ação estreia nesta quinta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, na internet e nos principais títulos impressos.
O objetivo é mostrar que os assediadores "perdem por W.O." ao serem denunciados. "Mostrando nomes que finalmente estão expostos e enfrentando as consequências, aproveitamos um assunto que está em pauta no momento para reforçar o poder que as mulheres têm nas mãos ao denunciar", diz Renata Longhi, diretora de conteúdo da F.biz. Para Conceição de Maria, coordenadora de projetos do IMP, "a informação salva vidas e tira as pessoas da escuridão. Quanto mais campanhas e divulgação do tema, mais denúncias, mais homens têm que desistir, e mais mulheres saem vitoriosas”.
Ao mesmo tempo em que incentiva as denúncias, a campanha também convida a mulher a exigir do poder público uma estrutura verdadeiramente capaz de protegê-la e de punir os culpados. Mais delegacias e agentes capacitados são algumas das reivindicações sugeridas. "A campanha combina peças que trazem awareness para a importância da denúncia, a outras que também orientam sobre as maneiras de se buscar ajuda em um cenário de pouca estrutura, como temos hoje no Brasil", adverte Fabio Astolpho, diretor-executivo de criação da F.biz. Hoje, as Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams) são insuficientes, muitas delas, desprovidas dos recursos necessários e, a maior parte, concentrada em São Paulo, estado que recebeu a primeira unidade há 33 anos.
Diante dessa realidade, os movimentos que lutam pelos direitos da mulher exercem um papel fundamental. O IMP, por exemplo, combate desde 2009 a violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o Brasil por meio da Lei 11.340/06 – “Lei Maria da Penha”. A divulgação dos casos de agressões abre caminho para mudanças de comportamento que precisam alcançar todas as esferas da sociedade, das celebridades do cinema às assalariadas que ainda temem as consequências causadas pelas denúncias dos agressores.
Ficha Técnica
Anunciante: Instituto Maria da Penha
Título: W.O.man
Produto: Institucional Dia das Mulheres
CCO: Guilherme Jahara
Diretor Executivo de Criação: Fabio Astolpho
Diretora de Conteúdo: Renata Longhi
Criação/Conteúdo: André Batista, Armando Araújo, Carolina Rocha, Pedro Maneschy, Pierre Francisco e Sérgio Klemtz
Fotografia: Stephen Lovekin - Variety/REX/Shutterstock, Brendan McDermid - Reuters/Latinstock, Steve Eichner - Penske Media/REX/Shutterstock
RTVC: Iara Demartini, Fernanda Moura
Produção de áudio: Antfood
Art Buyer: Izabel Abreu
Produção gráfica: Jorge Gaglione
Arte Final: Elton Santos, Ricardo Martinelli
Retoque: Marcio Lima
Revisão: Eliane Arakaki, Renata Garcia, Ana Zolin, Ana Beatriz Faria
Motion: Wesley Martins
CSO: Renata d'Ávila
Planejamento: Caroline Ferraz
Mídia: Luciana Prado, Patrícia Azevedo, Tiago Gomes
CBO: Juliana Nascimento
Marketing & PR: Mônica Gelbecke e Janaina Langsdorff
Aprovação cliente: Maria da Penha, Conceição de Maria, Claudia Fernanda