Sala de Imprensa - Releases

Filme com 1,2 mil capas celebra os 50 anos da EXAME

Filme "Dominó" reproduz o impacto da maior marca editorial de economia e negócios do Brasil

A campanha de 50 anos da revista EXAME, do Grupo Abril, entra em uma nova fase, que começa com a veiculação do filme "Dominó". Criado pela F.biz, o filme transforma capas emblemáticas em peças de dominó para lembrar o impacto das manchetes de uma das maiores marcas editoriais sobre negócios, economia e política do Brasil.

"O conceito criativo simboliza a força e a solidez de um dos títulos mais influentes da imprensa brasileira", explica Fabio Astolpho, diretor executivo de criação da F.biz. Para Andrea Abelleira, diretora de marketing da Abril Mídia, a estratégia desenvolvida pela agência "materializa o legado da marca e o seu propósito em continuar levando os brasileiros a refletirem sobre os negócios no Brasil".

Ambientadas em um galpão, as primeiras cenas mostram capas da revista caindo em cascata. No total, são derrubados 1,2 mil exemplares. A sequência só é interrompida por closes em manchetes históricas, começando pela edição 18, de 1968, que aparece juntamente com a frase "Da rainha no comércio". Essa capa remete para a próxima parada, que acontece na edição 478, de 1991: "Ao rei do comércio".

Depois de mais uma sucessão de quedas, a câmera para novamente, fazendo a ligação "Do homem mais rico do mundo", na edição 604, de 1996, para "Ao que mudou o mundo", na edição 896, de 2007.

Em uma nova viagem, a câmera alcança a edição 1019, de 2012, que diz: "Do novo poço". E segue até a edição 1062, de 2016, que conclui: "Ao fundo do poço". Na última volta, a câmera focaliza uma capa em branco: "Há 50 anos de olho na economia. Dos próximos 50". O filme será veiculado nas tevês aberta e fechada, no cinema (rede Cinesystem) e na internet. A campanha é composta ainda por anúncios e spots.

Agenda de celebrações

A EXAME completou 50 anos no último dia 07 de agosto de 2017, data em que a campanha de aniversário da revista chegou ao mercado e aos leitores, e que marcou também a realização do tradicional evento Melhores&Maiores, que premia as empresas nacionais de maior destaque no ano. Com ações distribuídas até o final de 2017 e um “gran finale” surpresa no início de 2018, a campanha foi desenvolvida pela equipe de EXAME em parceria com a agência F.biz.

A ação começou com uma inserção de anúncios comemorativos nas revistas impressas da Abril, como a própria EXAME, além de VEJA, VIP, CLAUDIA, VOCÊ S/A e VOCÊ RH. Esta fase da campanha contou ainda com inserções em emissoras de rádio de todo o País, além de anúncios de mídia on-line e um filme exclusivo de trinta segundos. Todas as peças abordaram acontecimentos marcantes do cenário político-econômico dos últimos 50 anos, cobertos pela EXAME, e reforçaram o compromisso da marca em continuar relatando os fatos pelo próximo meio século e mais. 

Outra novidade anunciada juntamente com a campanha de aniversário é a timeline das edições de EXAME (https://www.facebook.com/exametimeline/) – uma página em EXAME.COM especialmente dedicada a unir, daqui para frente, todas as edições da revista (incluindo as edições passadas, desde a número 1), formando um vasto acervo para que o público acesse, a qualquer momento, todos os acontecimentos já noticiados por EXAME. 

Além das ações envolvendo os meios de comunicação, a campanha de 50 anos também estará presente nos eventos da marca. Em 9 de agosto, por exemplo, a data foi celebrada no Encontro de CEO’S, e ganhará destaque também no EXAME Fórum 2017, que ocorrerá nos próximos meses.

Para assistir ao filme, acesse:

Ficha técnica

Anunciante: Abril

Agência F.biz

Título: Exame 50 anos

Produto: Revista Exame

CCO: Guilherme Jahara

Diretor executivo de criação: Fabio Astolpho

Criação: Douglas Spernega I Tarso Soares I Fabio Astolpho

Conteúdo: Renata Longhi I Thiago Luna

Produção Audiovisual: Iara Demartini | Camila Serena | Amanda Costeski

Produção Gráfica:  Paulo Espinoza

Tratamento de imagem: Marcio Lima

Finalização: Ricardo Martinelli

Ilustração: Wesley Martins | Daniel Gava

Client Services: Paulo Loeb | Lara Magalhães | Amanda Pretini

Produtora: Vetor Zero

Produção: Equipe Vetor Zero

Direção: Gabriel Nóbrega | Alceu Baptistão

Produção executiva: Alberto Lopes | Sérgio Salles

Atendimento produtora: Camila Carrieri | Márcia Guimarães

Finalização: Equipe Vetor Zero

Produtora de áudio: H.A.M. NYC

Produtor: Max de Castro

Músicos: Max de Castro | Fabricio Modesto | Ricardo Camera

Atendimento produtora: Kiki Eisenbraun | Penélope Jéssica

Aprovação cliente: Andrea Abelleira | Leander Moreira | Carolina Cueto

Imagens para download:

Leia Também