Sala de Imprensa - Releases

F.biz ganha seu primeiro Leão no Cannes Lions

Agência conquista Leão de Bronze com a campanha Blind Spots, criada para o projeto “Na Medida”, parceria da Pernod Ricard com a ONG Singulares

A F.biz acaba de conquistar a primeira premiação de sua história no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, que acontece na França, entre os dias 20 e 27 de junho. Confirmado nesta segunda-feira (22/6), o Leão de Bronze na categoria de “Press” veio com a campanha “Blind Spots”, criada para o projeto “Na Medida”, resultado de uma parceria entre a ONG Singulares, voltada para a recuperação de pessoas que se acidentaram ou que provocaram acidentes por dirigirem alcoolizadas, e a multinacional francesa Pernod Ricard Brasil, dona das vodcas Absolut e Orloff, além dos uísques Jameson e Chivas Regal, entre outros destilados.
 
“Uma agência que nasceu no ambiente digital acaba de ganhar seu primeiro Leão com uma campanha impressa. Este reconhecimento é mais uma prova de que os mundos online e off-line não existem mais. E comprova que, ao integrar sua forma de pensar e agir, a F.biz se destaca como uma agência preparada para construir marcas fortes nos dias de hoje”, frisa Guilherme Jahara, CCO (chief executive officer) da F.biz.

Composto por uma série de três anúncios, o trabalho premiado em Cannes usa a própria garrafa para criar pontos cegos e alertar sobre o consumo exagerado de bebida alcoólica. Uma das habilidades humanas mais prejudicadas após a ingestão de bebidas alcoólicas é justamente a coordenação motora. Bastam poucas doses para que o motorista diminua a velocidade dos reflexos e crie “pontos cegos” ao seu redor.

“Quando você vai além da medida, dirigir não é uma opção. Mostrar isso de forma lúdica, como a garrafa que encobre sua visão, foi nossa ideia para demonstrar esse problema”, comenta Jahara. Veiculada no último mês de abril, a campanha recorre a imagens impactantes para lembrar que “beber e dirigir criam novos pontos cegos”. Em uma das peças, a sombra gerada pela garrafa esconde a travessia de uma criança. No outro anúncio, é a vez de um motociclista ficar encoberto. Já a terceira arte, oculta as placas que sinalizam a existência de obras na via.
 
Shortlists
Além da conquista do Leão de Bronze com a campanha “Blind Spots”, a F.biz ainda entrou no shortlist das categorias de “Press” e “Outdoor”, com a campanha “Bolsos”, criada para a Saraiva. A agência criou pôsteres em jeans que reproduziam bolsos bordados com a imagem das capas de cinco clássicos da literatura mundial: “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry; “Guerra e Paz”, de Liev Tolstói; “A Ilha do Tesouro”, de Robert Louis Stevenson; “Vinte Mil Léguas Submarinas”, de Jules Verne; e “A Metamorfose”, de Franz Kafka. 

Expostos em abril nas lojas da Saraiva, os cartazes foram criados para lembrar os consumidores sobre a praticidade dos livros de bolso. “Selecionamos obras que são de conhecimento de todos. Todo mundo já leu, pelo menos, um desses livros ou já ouviu falar de suas histórias”, diz Jahara. A campanha também contemplava cartazes em mobiliário urbano nas cidades do Rio de Janeiro e de Curitiba, anúncios em jornais e revistas de circulação nacional, além da revista Almanaque, publicação da Saraiva distribuída gratuitamente nas lojas da rede.
 
Ficha técnica - “Blind Spots”
Agência: F.biz
Anunciante: Pernod Ricard Brasil e ONG Singulares
Título: Blind Spot
Produto: Projeto Na Medida
CCO: Guilherme Jahara
Diretor de criação: Guilherme Jahara | Marcelo Torma | Marcelo Siqueira
Diretor de arte: Lucas Yu
Redator: Thiago Gueler
Art Buyer: Camila Serena
Produtor gráfico: Eduardo Paiva | Paulo Espinoza
Produção: Teteu Savioli
Arte finalista: Marcelo Magdaleno
Ilustração: Studio Mutato Art
Planejamento: Fernando Diniz
Mídia: Luciana Prado | Victor Berto | Larissa Cembranel
Projetos: Talita Tâmara
Atendimento: Juliana Possato | Felipe Avila | Guilherme Moreno
Aprovação: Patrick Fló | Ana Carolina Mello Torres
 
Ficha técnica – “Bolsos”
Anunciante: Saraiva
Título: Bolsos
Produto: Saraiva Pocket Book
CCO: Guilherme Jahara
Diretor de criação: Antônio Nogueira | Fábio Astolpho
Diretor de arte: Denis Scorsato | Leandro Dessoy Maciel
Redator: Saulo Filho
Fotografia: Moreno Gonçalves
Ilustrador: Gabriel Bueno
Produção gráfica: Teteu Savioli | Paulo Espinoza
Produtora de imagem: Duprat Produções | Mockup 10
Finalização: Marcelo Magdaleno
Projetos: Renato Sousa | Fabiola Pimenta | Rafael Greiner
Atendimento: Mariana Corrales | Caio Valenti | Claudia Domenici
Aprovação: Sabrina Sakakura | Márcia Cardoso

Imagens para download:

Imagem

Bolsos 20 000 Léguas Submarinas

Bolsos 20 000 Léguas Submarinas

Imagem

Bolsos A Ilha do Tesouro

Bolsos A Ilha do Tesouro

Imagem

Bolsos Guerra e Paz

Bolsos Guerra e Paz

Imagem

Bolsos A Metamorfose

Bolsos A Metamorfose

Imagem

Bolsos O Pequeno Príncipe

Bolsos O Pequeno Príncipe

Imagem

Blind Spots Criança

Blind Spots Criança

Imagem

Blind Spots Ponte

Blind Spots Ponte

Imagem

Blind Spots Bicicleta

Blind Spots Bicicleta

Leia Também