O nadador brasileiro Cesar Cielo, tricampeão mundial e campeão olímpico dos 50m livre, usou um acessório especial para disputar a prova dos 50m livre realizada nesta quarta-feira (23) pelo 54º Troféu Maria Lenk. O atleta caiu na piscina do Parque Aquático Caio Pompeu de Toledo, no Ibirapuera, em São Paulo, com uma touca cor da pele para simular um visual careca e chamar a atenção para a causa do combate ao câncer infantil, defendida pelo GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

“Da mesma forma que Cielo busca quebrar recordes, as crianças e adolescentes do GRAACC ultrapassam limites para vencer o câncer. O ouro é a superação”, compara Guilherme Jahara, CCO da F.biz, idealizadora da ação. O objetivo é sensibilizar as pessoas e estimular doações capazes de manter o atendimento de excelência fornecido pela instituição desde 1991. A touca utilizada por Cielo será autografa e leiloada pelo site Ídolos Eternos entre os dias 5 e 16 de maio.

Foram produzidas outras 13 toucas, disponíveis para os demais colegas de Cielo na equipe do Minas Tênis Clube. Chamada “Prova de superação”, a iniciativa conta ainda com uma edição especial de toucas, produzidas em cinco diferentes tonalidades de pele, que também poderão ser adquiridas por meio do site Ídolos Eternos. “Atribuir a aparência de uma criança com câncer a um campeão mundial cria uma identificação capaz de mostrar para essas crianças que também elas podem ser vitoriosas, se curar e ter uma vida normal”, destaca Tammy Allersdorfer, gerente geral de desenvolvimento Institucional do GRAACC.

A investida de Cielo começou com um videoteaser publicado no último dia 17 de abril, na página do GRAACC no Youtube (https://www.facebook.com/GRAACC), além de diversos tweets e posts no Facebook. “Vou nadar pelas crianças do GRAACC”, antecipou o nadador. Além do teaser, um hotsite e peças com a frase “eles já são parecidos na vontade de vencer, agora na aparência também”, ambientaram toda a empreitada na web. O engajamento dos patrocinadores de Cesar Cielo também foi decisivo. Gatorade, Adidas, Embratel, Furnas, Fiat e Correios autorizaram a retirada de suas respectivas marcas da touca do nadador para preservar o alcance e o impacto da ação.

Primeira competição nacional disputada por Cielo pelo Minas Tênis Clube, o Troféu Maria Lenk, que leva o nome da mais importante nadadora da história do Brasil, volta a São Paulo após 14 anos. Nesta edição, o maior torneio da natação brasileira vai revelar a equipe que representará o País no Pan-Pacífico, que acontece na Austrália, em agosto. A competição, que é organizada pela Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos (CBDA), começou na última segunda-feira (21/4) e segue até o próximo sábado (26/4). Cesar Cielo abriu o revezamento 4x50m livre pelo Minas e venceu a prova ao lado de Felipe Martins, Fernando Silva e Giovane Paula. No total, Cielo participa de seis provas: os 50m livre, 50m borboleta, 100m livre e os três revezamentos – 4×50m livre, 4×100m livre e 4×100m medley. As eliminatórias começam às 9h30, com finais às 17 horas. A competição soma 350 nadadores representando 42 clubes.

Sobre Cesar Cielo

Filho do pediatra Cesar Cielo e da professora de Educação Física Flávia Brito Lira Cielo, o nadador Cesar Cielo (ex-Flamengo) é, desde março de 2014, atleta da Fiat/Minas, equipe de natação do Minas Tênis Clube, e tem patrocínio das marcas Gatorade, Adidas, Embratel, Furnas, Fiat e Correios. O velocista acumula os títulos de tricampeão mundial dos 50m livre, recordista mundial (20s91, no Open de 2009), recordista do Campeonato Mundial (21s08, em Roma/2009) e recordista olímpico (21s30, em Pequim/2008). Também é campeão olímpico na distância (Pequim/2008) e medalhista de bronze (Londres/2012). É campeão mundial, recordista mundial (46s91) e medalhista de bronze nos 100 m livre, além de bicampeão mundial dos 50 m borboleta.

Sobre o GRAACC

Referência no tratamento e pesquisa do câncer infantojuvenil na América Latina, principalmente em casos de alta complexidade, e uma das mais respeitadas e bem-sucedidas ONGs do País, o GRAACC, criado em 1991, tem a missão de garantir a crianças e adolescentes com câncer todas as chances de cura com qualidade de vida. A organização é reconhecida pelos expressivos resultados obtidos na cura de pacientes infanto juvenis com câncer, alcançando índices de cerca de 70%.

Sobre a F.biz

Com 14 anos de atividade, a F.biz é uma agência que trabalha para criar um relacionamento forte entre marcas e pessoas, gerando valor para o negócio. A F.biz une a propaganda às novas dinâmicas dos consumidores da era digital, pois nasceu com esse DNA. A F.biz é agência brand oriented, de abordagem multiplataforma que produz uma comunicação estratégica, com criatividade e tecnologia. Cada desafio de negócios e comunicação é tratado dentro de um método estrutural flexível para desenvolver estratégias de marca, campanhas publicitárias, plataformas de e-commerce, projetos de mobilidade e ações de engajamento em redes sociais. A agência foi finalista do Prêmio Caboré em 2010 e em 2010/2011/2012, eleita pelo Great Place to Work como uma das melhores agências para se trabalhar no Brasil. Atualmente, tem 313 colaboradores e em sua carteira de clientes estão marcas como Unilever, Motorola, Absolut, Pepsico, Netshoes, entre outros. Para saber mais acesse: www.fbiz.com.br.